Programa Cidadania com Energia chega a Santa Maria Imprimir
Ter, 03 de Julho de 2012 15:54

Comunidade do Condomínio Porto Rico foi beneficiada com mais de 300 geladeiras de baixo custo e cerca de 8 mil lâmpadas econômicas

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, participou, na manhã deste sábado (30), da entrega de 300 geladeiras de baixo consumo e 8 mil lâmpadas econômicas aos moradores do Condomínio Porto Rico, em Santa Maria. A ação faz parte do Programa Cidadania com Energia, da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Agnelo Queiroz destacou o esforço pela recuperação da CEB, que voltou a gerar lucros e realizar projetos sociais. "A empresa é um patrimônio do povo do Distrito Federal que estava sendo entregue a preço de banana para a iniciativa privada. Com a situação equilibrada, a CEB já está podendo fazer programas maravilhosos como esse, entregando geladeiras novas, eficientes e sustentáveis à comunidade", ressaltou.
O Cidadania com Energia é levado às regiões mais carentes do DF. Cadastradas pela CEB, as famílias beneficiadas substituem o refrigerador antigo por modelos novos. Com isso, é possível reduzir o impacto ambiental e o valor da conta de energia desse público.
"Esse é um programa que nos orgulha muito. Seguindo a determinação do governador, de levar governo a quem mais precisa, estamos proporcionando energia de qualidade e baixo custo à população", afirmou o presidente da CEB, Rubem Fonseca. "Consequentemente, aliviamos a rede de abastecimento da Companhia devido à eficiência energética das ações", completou.
O porteiro Francisco de Jesus, de 41 anos, ficou feliz com o benefício. "Eu tinha uma geladeira, mas ela estava muito velha. Não gelava direito e gastava muita energia. Agora vai diminuir a conta", comemorou Francisco, com a nota fiscal do eletrodoméstico em mãos.
Além da entrega de geladeiras e lâmpadas, a CEB está ampliando a rede de abastecimento por meio da instalação de medidores e postes de iluminação pública, o que diminui as ligações irregulares e proporciona mais segurança nas ruas. Outro programa importante é o Tarifa Social, que proporciona descontos de até 65% nas contas de famílias carentes.
Durante toda a manhã, a CEB e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) realizaram cadastros no local do evento. "Sempre acompanhamos as atividades da CEB, cadastrando famílias carentes com o Número de Identificação Social, o NIS. Por meio dele, fazemos a busca ativa para que essas pessoas tenham acesso a programas sociais do governo federal e do GDF", explicou o secretário da Sedest, Daniel Seidel.
Regularização – Agnelo Queiroz destacou, ainda, os planos do governo para melhorar a qualidade de vida no condomínio Porto Rico. "O primeiro passo é garantir que todos os moradores tenham suas escrituras e possam viver com cidadania. A partir daí, a região receberá os investimentos necessários", disse o governador, ao lado do administrador de Santa Maria, Neviton Pereira.
Asfaltamento de ruas, construção de centros de saúde e creches públicas e melhorias no sistema de transporte público foram alguns dos investimentos citados. O governador também assegurou o fechamento da Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), antigo Caje. "Todas as regiões do DF terão sua própria unidade de recuperação de jovens", garantiu.
Cidadania com Energia – O programa foi criado em dezembro de 2011 para reduzir o consumo de energia elétrica de famílias de baixa renda, permitindo o uso dos recursos economizados em saúde, educação e lazer. A iniciativa já beneficiou famílias de comunidades em Itapoã, Samambaia e Ceilândia.
Até agora, foram entregues mais de 15 mil novas ligações de energia, 3 mil pontos de iluminação pública, 280 mil lâmpadas econômicas e 6 mil geladeiras. A segunda etapa do programa, já em fase de licitação, prevê a compra de mais 25 mil geladeiras. Elas atenderão à demanda de novas regiões e de famílias ainda não beneficiadas com o programa em sua localidade.


(Evelin Campos, Agência Brasília, 30.06.2012)