A chegada das férias e das festas de fim de ano resultam em um período de grande descontração. No entanto, a população também precisa ficar atenta a alguns cuidados durante as festividades. Acidentes são bastante comuns nessa época.

Por esse motivo, a Polícia Militar do Distrito Federal iniciou uma campanha desde o início de dezembro para informar a população. De acordo com a chefe da Comunicação Social da Polícia Militar, coronel Ilda Ferreira, a corporação criou um planfleto informativo com dicas de segurança para aqueles que vão viajar e também para os que vão continuar na cidade.

Em primeiro lugar, a corporação aponta os cuidados antes da viagem. Segundo a coronel Ilda, é preciso fazer uma revisão no automóvel, conferir freios, pneus, motor, iluminação, e também garantir que a documentação esteja em dia. Verificar os equipamentos obrigatórios, como estepe, macaco, chave de roda, pára-sol. Além do planejamento prévio de trajeto, horários, pontos de paradas e acomodação da bagagem. A polícia ainda dá um dica aos viajantes que optem por iniciar a viagem ao amanhecer. “Dirigir na estrada com a luz do dia é muito mais seguro”, garante a coronel.

Durante a viagem, a atenção e os cuidados devem ser redobrados. O motorista deve fazer refeições leves e descançar a cada 200Km de viagem. Respeitar o limite da via, não beber antes de dirigir, ultrapassar apenas quanto permitido, sinalizar, manter atenção constante, evitar dirigir a noite e sob mau tempo e utilizar o cinto de segurança são apenas algumas dicas indicadas pela coronel Ilda Ferreira.

Já para quem não vai viajar, a corporação indica manter sempre a atenção no trânsito, como se estivesse no período intenso, respeitar as regras de trânsito e respeitar os condutores de outras cidades que podem não conhecer nossas vias.

Fogos
Além dos cuidados para o viajantes, é preciso também precaução com fogos de artifícios, que são bastante comuns no período das festividades do réveillon. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal dá dicas de como evitar acidentes:

– Não acender fogos de artifício sob o efeito de bebidas alcóolicas;
– Os fogos só devem ser utilizados por adultos;
– Ao acender os fogos, utilizar o suporte que já vem com o produto;
– Verificar certificado de garantia e validade do produto;
– Não tentar acender novamente produtos que não tenha tido falha;
– Em caso de queimaduras, lavar o local com água e procurar um hospital ou os Bombeiros pelo 193.

(Correio Braziliense)