Os consumidores do Distrito Federal que evitaram o desperdício de água, no período de julho de 2009 a dezembro de 2010, terão uma novidade agradável na conta de água. Isso porque a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a partir do dia 1º de março, concederá o bônus-desconto de incentivo à redução do consumo de água aos titulares de unidades residencial, comercial ou industrial que reduzirem o consumo de água fornecida pela Caesb, como estabelece a Lei 4341/2009. O bônus de 20% sobre o volume de água economizado, expresso em metros cúbicos, será medido de acordo com a redução do consumo em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os períodos de apuração seguintes ocorrerão entre janeiro e dezembro de cada ano.

O valor do bônus-desconto será calculado multiplicando a tarifa inicial da categoria em que o usuário está enquadrado por 20% do somatório dos volumes mensais economizados no período de apuração. De economia feita de julho de 2009 a dezembro de 2010, a Caesb terá que pagar ao todo mais de R$ 8,3 milhões para a população em bônus.

Consciência

A empregada doméstica e dona de casa Joaquina Alves Ramos, 37 anos, afirma que a economia vale a pena, pois, além do lado financeiro, existe a questão ambiental, que considera muito importante. “Sempre procurei economizar água, tanto no serviço, como na minha casa”, afirma. Para evitar o desperdício e as contas altas, Joaquina não deixa torneiras pingando, acumula toda a louça suja para ser lavada de uma só vez, lava roupas apenas uma vez por semana, não usa muita água para limpar o chão da casa e sempre fecha as torneiras enquanto passa sabão nos utensílios.

Em relação à nova lei, Joaquina acredita que o desconto fará diferença na hora de incentivar a população a economizar, e ela mesma fará mais ainda para ganhar um bônus maior. “Se todo mundo fizesse a sua parte, o Brasil seria outro”, diz Joaquina.

(clicabrasilia.com.br)