Na manhã desta sexta-feira (14), dirigentes sindicais do STIU-DF entregaram a pauta de reivindicações da categoria eletricitária à direção da CEB. As propostas apresentadas para a empresa foram aprovadas em assembleia pelos trabalhadores e trabalhadoras da Companhia.

Neste ano, todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho serão negociadas, tanto as econômicas como as sociais. Consta nas reivindicações da categoria o reajuste nas cláusulas econômicas, a melhoria nos planos de saúde e odontológico, a complementação do auxílio-doença previdenciário, a garantia de emprego à empregada gestante e ao acidentado no trabalho, dentre outras.

Além disso, com base na coleta de sugestões dos eletricitários, foram apresentadas 15 novas cláusulas ao ACT, bem como, a jornada reduzida para empregados(as) com filhos na condição de PCD (Pessoa com Deficiência), concessão de licença paternidade de 30 dias e a reposição do quadro próprio de pessoal.

Na reunião de entrega da pauta, o dirigente sindical do STIU-DF, Ernane Alencar, ressaltou a importância de uma negociação onde o diálogo e o comprometimento seja a base principal da Campanha. Ele destacou que a negociação “deve ser boa para a empresa e melhor ainda para o trabalhador”.

De acordo com a direção da empresa, o objetivo é chegar a um acordo que beneficie a categoria eletricitária e garanta a viabilidade econômica e operacional da Companhia.

A reunião inaugural para negociação da pauta de reivindicações está prevista para primeiro de outubro, onde será definido o calendário de reuniões.