O jornal La Jornada publica hoje um aviso inquietante sobre a suposta preparação de um golpe de Estado contra o Governo mexicano de Andrés Manuel López Obrador, preparado pela ultradireita e um estadunidense.

 

O jornal anuncia que hoje publicará uma entrevista realizada a Carlos Mendoza, diretor do Canal 6 de julho, que realizou o documentário Em Nome da liberdade, da transformação e a Ultradireita, uma investigação que será apresentada.

Ali, revela-se que se encontraram indícios de que a extrema direita colocou em marcha uma estratégia para tentar dar um ‘golpe suave’ -ou ‘golpe de Estado macio’- no México, contra o Governo de Andrés Manuel López Obrador.

‘Há sinais de que se está seguindo um método criado pelo politólogo estadunidense Gene Sharp para tirar presidentes com armas psicológicas, sociais, econômicas e políticas’, diz Mendoza na entrevista.

Campanhas nas redes sociais, protestos convocados por organizações possivelmente financiadas por entidades do Governo dos Estados Unidos, notícias falsas, são parte da receita para desestabilizar primeiro e derrubar depois governos como tem ocorrido em Honduras, Argentina, Brasil e Venezuela, entre outros países, e que agora se observa no México, adverte o documentário, segundo La Jornada.

Fonte: Agência Informativa Latinoamericana