Aconteceu na tarde desta terça-feira (15), audiência de conciliação no processo URP88, ingressado no TRT (5ª Vara – 10ª região) pelo STIU-DF em 1991, em nome de todos os seus filiados que eram empregados(as) da Eletronorte em 1988. A ação visa garantir a reposição da perda salarial daquele ano, provocada pelo governo Sarney, com o congelamento de salário de abril a outubro de 1988, da URP. (Unidade de Referência de Preços). Para saber se está na ação, entre em contato com o Sindicato pelo telefone (61) 3226-7036 ou pelo e-mail: urbanitarios@stiudf.org.br.

O processo de mediação foi feito pelo diretor da Secretaria da 5ª Vara, que relatou rapidamente sobre o andamento do processo. Ele ressaltou que houve um equívoco no despacho que não intimou a Advocacia Geral da União (AGU) a fazer parte da conciliação e perguntou se as partes teriam interesse em realizar acordo.

A Eletronorte manifestou interesse em resolver o processo, mas colocou que como a audiência de conciliação foi solicitada pela entidade sindical, esperavam receber uma proposta por parte do Sindicato para poder dar andamento nas tratativas internas junto à Diretoria, Conselho de Administração e AGU.

O STIU-DF prontamente frisou que não pode fazer uma proposta sem realizar assembléia com os envolvidos, e que a proposta seria o pagamento integral dos valores atualizados, que entendemos serem devidos. No entanto, estes valores ainda não foram atualizados, pois os cálculos homologados no processo não foram finalizados pelo Sindicato.

Para poder gerar uma planilha atualizada, o diretor da Secretaria da 5ª Vara solicitou ao perito que disponibilizasse os cálculos realizados por ele para as partes, em arquivo compatível para a atualização. Dessa forma, ficou acordado na audiência de conciliação que o STIU-DF encaminhará até esta sexta-feira (18), o valor atualizado que entendemos ser o devido.

De posse dos valores, há três situações colocadas pela empresa. A primeira é que a diretoria não aceita o processo negocial. A 2ª é que a diretoria aceita a proposta sem ressalvas e por fim a diretoria aceita negociar, mas encaminhar contraproposta para avaliação dos interessados.

O STIU-DF entende que pelo andar do processo e considerando os valores já depositados, o ideal é que esse processo seja finalizado o mais rápido possível.

Após as tratativas de hoje, o processo ficou suspenso por até 60 dias para que ocorram as tratativas negociais entre entidade e empresa. Nesse período vamos aguardar a manifestação da empresa, que deve acontecer nos próximos dias. Manteremos os trabalhadores atualizados do processo e da negociação.

Dessa forma, o Sindicato só fará assembleia deliberativa com os envolvidos no processo após a apresentação de uma proposta de forma oficial por parte da Eletronorte.