O STIU-DF vem esclarecer que luta em favor da união dos trabalhadores e das entidades para fortalecimento desses no combate contra as privatizações, sejam sindicatos ou associações. Entendemos que nos processos democráticos e mais especificamente no caso da ASEF,  uma ruptura se daria somente com a participação dos filiados.

Nós do STIU-DF respeitamos a decisão do colegiado da Intersindical Furnas, mas esclarecemos que somos contrários a tal decisão. Pontuamos que, desde o início da atual gestão da coordenação da Intersindical, sempre promovemos e buscamos o diálogo como solução de possíveis discordâncias de ideias principalmente com relação à ASEF, essa que tem feito um trabalho extraordinário junto ao congresso nacional e demais instituições do governo.

Queremos enfatizar que a direção do Sindicato dos Urbanitários no DF não participou da deliberação de exclusão da entidade, pois não recebeu o convite para tal.

Em respeito às instituições e aos nossos associados, o STIU-DF vem a público manifestar que continuamos firmes com os trabalhadores na luta e na construção do diálogo para manter FURNAS pública e eficiente.