O Brasil fechou 2010 com 155,4 mil milionários, na décima primeira posição no ranking de países com maior número de pessoas com mais de US$ 1 milhão disponíveis para investir, mostrou um levantamento na quarta-feira feito pelo Merrill Lynch com a Capgemini.

Segundo o estudo, a população mundial de indivíduos de alta renda expandiu anualmente em 8,3%, para 10,9 milhões de pessoas, mas a alta foi menor do que em 2009, quando muitos mercados se recuperam das elevadas perdas de 2008.

Estados Unidos, Japão e Alemanha ocuparam as primeiras posições no ranking, concentrando 53% dos milionários do mundo, ante 53,9% um ano antes. China, Grã-Bretanha, França e Canadá vieram a seguir.

A mudança mais importante no ranking foi a Índia, que pela primeira vez apareceu entre os doze primeiros, com 153 mil milionários, logo atrás do Brasil. A Itália, o único país que perdeu espaço entre os primeiros, caiu da nona para a décima posição.

De acordo com o estudo, a retomada da economia mundial contribuiu para a alta no ano passado, que voltou a níveis considerados mais sustentáveis.

Segundo o documento, a população de alta renda deve aumentar os investimentos em 2012, especialmente se a economia global mostrar sinais claros de uma recuperação sustentada, enquanto reduzem o portfólio em dinheiro e imóveis.

Entre as tendências reveladas no estudo, estão a de aumento de participação de jovens e de mulheres entre os milionários.

De 2008 para 2010, a fatia de pessoas com 45 anos ou menos neste universo subiu de 13% para 17% do total, enquanto a de mulheres evoluiu de 24% para 27%.

(Fonte: Blog O outro lado da notícia, 24.06.11)