O blecaute que atingiu grande parte da Asa Sul no fim da manhã desse domingo (17/7) foi causado por uma falha em um circuito da subestação da 911 Sul. Segundo informações da assessoria de imprensa da Companhia Energética de Brasília (CEB), o defeito no disjuntor deveria provocar queda de luz apenas na área abastecida pela subestação, mas o problema foi transferido para Furnas, fazendo com que a rede que abastece a Asa Sul fosse desligada.

Ainda de acordo com a assessoria, o que normalmente ocorre nesses casos é o rompimento de algum aparelho de proteção. “A subestação é equipada com jumpers e fusíveis, fabricados para romperem caso uma tensão superior à que suportam percorra a rede. Eles deveriam ter queimado, provocando o desabastecimento parcial, o problema não deveria ser refletido em Furnas. É apenas este ponto que ainda falta esclarecer”, informou o assessor.

Algumas regiões chegaram a ficar três horas sem luz, até que o problema fosse resolvido. Segundo a CEB, o restabelecimento não teria demorado tanto e atingido uma área tão extensa, caso o defeito ficasse restrito à subestação da 911 Sul.

(Correio Braziliense)