Nos dias 21 e 22 de setembro, representantes do STIU-DF se reuniram, na sede do Sindicato, com a comissão de negociação da Neoenergia Brasília para dar início às tratativas referentes ao novo Acordo Coletivo de Trabalho da categoria.

Na quarta-feira (21), os dirigentes sindicais fizeram a entrega presencial da pauta de reivindicações aos representantes da empresa. O documento, construído com a ampla participação dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa, contém 65 (sessenta e cinco) cláusulas, sendo a maioria itens de manutenção e manutenção com avanço, além de 13 (treze) cláusulas novas, que tratam de diárias de viagem, previdência complementar, assédio moral, reembolso de despesas com renovação de CNH, piso salarial dos técnicos de nível médio, dentre outros pontos.

Conforme cronograma de negociação estabelecido entre as partes, na quarta-feira (22), os representantes do Sindicato e da empresa deram início a discussão das cláusulas.

Nessa primeira rodada, os representantes da empresa negaram o retorno de cláusulas cujos benefícios já foram incorporados pelos empregados, como auxílio-escolar, adicional de condutor autorizado e quinquênio. Alegaram que essa reivindicação conflita com o “padrão de negociação” da Neoenergia.

Entrega presencial da pauta de reivindicações dos trabalhadores aos representantes da empresa.

Da pauta de reivindicações apresentada, a empresa concordou, sem proposição de ajustes, apenas com 15 (quinze) itens, que já constam no ACT vigente. Sobre as de demais cláusulas, o posicionamento da comissão de negociação foi pela rejeição ou, no caso de 06 (seis) itens, pela exclusão do item.

Segundo a Neoenergia, a pauta elaborada pela categoria está desalinhada “com o momento de transição da empresa”, em função da situação financeira da empresa.

Cabe destacar que a Neoenergia registrou lucro de R$ 1,1 bilhão no segundo trimestre de 2022, com um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em mesa, os dirigentes do STIU-DF reforçaram a manutenção integral da pauta de reivindicações apresentada e destacaram que a contraproposta da Neoenergia não atende os anseios dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

O Sindicato ressalta que o momento é de unidade e mobilização para que possamos assegurar um acordo justo para todos.

Na próxima semana, nos dias 28 e 29, o STIU-DF e a empresa voltarão a se reunir para dar continuidade às negociações da data-base 2022.

Para acessar a íntegra da pauta de reivindicações, clique aqui.

Vamos nos manter atentos às comunicações do Sindicato! Juntos somos mais fortes!