Reprodução Câmara dos Deputados.

O Sindicato do Urbanitários no DF (STIU-DF) declara irrestrito apoio ao deputado federal João Daniel (PT-SE) que, após receber mais de 68 mil votos na disputa eleitoral do dia 2 de outubro, ainda aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral – TSE para definição do resultado final.

A eleição do deputado João Daniel, corre um risco, por uma questão formal, referente a não consideração dos votos da ex-vice-governadora Eliane Aquino, cujo questionamento já foi refutado pelo Relator da matéria no TSE e pelo Ministério Público Federal.

Com isso, dois projetos distintos disputam uma vaga de Deputado Federal, que o povo sergipano e as organizações sociais já se posicionaram. De um lado está o Deputado Federal João Daniel (Agricultor, Petista, Liderança do MST e defensor dos trabalhadores e de suas organizações) e André David (delegado, bolsonarista, defensor da cultura das armas e propagador de fake news).

Cabe registrar que João Daniel teve mais que o dobro de votos de André David. Ao todo, foram 68.969 votos para o primeiro e apenas 31.597 votos para o segundo.

No Congresso, João Daniel foi um dos mais combativos parlamentares na defesa de políticas que garantam a soberania de nossas empresas públicas e a melhoria de vida do nosso povo. Atuou com firmeza na luta contra a privatização da Eletrobras e de outras estatais.  A perda do mandato traz significativo prejuízo para o povo brasileiro, em especial, à população de Sergipe.

João Daniel é um agricultor assentado, cuja luta em defesa da terra, da economia solidária, da agroecologia e dos trabalhadores possui reconhecimento nacional. O mais recente levantamento do DIAP apontou João Daniel como o único deputado federal sergipano a ter votado em 100% dos projetos que beneficiam os trabalhadores.

Por outro lado, o delegado André David tem um histórico questionável na sua participação na vida pública. Ao longo da sua atuação, como delegado, acumula inúmeras operações sangrentas, com saldo gigantesco de mortes em supostos confrontos com as vítimas. São vários os processos por abuso de poder na Corregedoria da Polícia Civil de Sergipe, camuflados por uma falsa sensação de atuação firme contra a criminalidade.

O STIU-DF reitera o seu apoio ao deputado João Daniel e espera que a decisão do TSE seja favorável ao parlamentar que os sergipanos escolheram nas urnas e garanta o mandato desse importante defensor do povo brasileiro.