UFRJ lidera lista com cinco projetos aprovados. Empresa deve lançar edital 2011 até o fim do ano 

Furnas aprovou 21 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento que obedeceram aos critérios de inovação, originalidade e viabilidade técnica e econômica do Programa 2010. Sete dos estudos selecionados serão desenvolvidos por universidades do Rio de Janeiro, entre elas estão a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Pontifícia Universidade Católica e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição que teve o maior número de estudos escolhidos, com cinco no total.

O investimento inicial é de aproximadamente R$ 55 milhões, dos quais R$ 28 milhões correspondem a 0,4% da receita operacional líquida da empresa no ano passado, em cumprimento à Lei 9.991/2000, que dispõe sobre a realização de investimentos nesta área pelas empresas do setor elétrico. O restante desse investimento utilizará verba disponível remanescente de ciclos anteriores.

O Programa 2011 deverá ser lançado até o fim deste ano. Diferentemente dos anos anteriores, poderão participar com propostas, além de instituições de ensino superior e centros de pesquisa sem fins lucrativos, empresas e consórcios de empresas, de reconhecida capacitação tecnológica no setor. Haverá, também, a possibilidade de serem apresentadas ideias de projeto que poderão ser selecionadas, conforme o interesse de Furnas, para posterior apresentação de propostas.

Entre as 28 demandas inicialmente disponíveis no edital estão questões ligadas à área de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em alinhamento ao planejamento estratégico da empresa e de todo o Sistema Eletrobras, tais como Sistema Objetivo de Previsão de Tempestades Severas, Análise do Aquecimento Global, Produção de Plancton na Larvicultura de Peixes Tropicais, Monitoramento e Manejo da Diversidade Genética e Sistema Automatizado de Previsão de Vazões.

(Agência CanalEnergia)