Objetivo é aprofundar o debate, visando o desenvolvimento sustentável com emprego decente e ampliação da participação dos salários na distribuição de renda nacional

A Central Única dos Trabalhadores – CUT incluiu a temática da política industrial como uma de suas prioridades para sua intervenção. Trata-se de pôr em prática a estratégia de transformar as diretrizes da Plataforma da CUT para as eleições 2010 em bandeiras de luta e ações concretas, possibilitando ampliar seu protagonismo no cenário nacional e internacional.

Conforme apontamos na Resolução de dezembro de 2010, estamos no limiar de um novo período político, o que nos traz novos desafios e tarefas. Se fomos capazes, até agora, de enfrentar o neoliberalismo e caminhar para um novo modelo de desenvolvimento, integrando amplas massas ao conceito de nação, temos agora o desafio de aprofundar as mudanças e a política industrial, fundamental para esse processo.

O Seminário “Política Industrial e Desenvolvimento”, que realizamos neste dia 9 de agosto de 2011, na cidade de Brasília, tem como objetivo aprofundar o debate e elaborar propostas da CUT sobre uma Política Industrial para o Brasil, que vise o desenvolvimento baseado na sustentabilidade ambiental, na ampliação da participação dos salários na distribuição funcional da renda nacional e no emprego decente.

Esse Seminário é parte do Ciclo de Debates da Jornada pelo Desenvolvimento 2011, alicerçado pelo eixo da estratégia da CUT que tem como uma de suas dimensões: ‘a unidade e coerência entre a política econômica e a opção de desenvolvimento de caráter sustentável, democrático e popular, com novo reposicionamento público do Estado. “

Direção Nacional da CUT

Seminário: Política Industrial e Desenvolvimento

Programa

9 de agosto de 2011

9h – As propostas do governo para a nova Política Industrial

Objetivo: Expor o atual Plano de Política Industrial do governo federal bem como debater suas implicações no emprego e renda dos trabalhadores e no desenvolvimento do país.

• Mauro Borges Lemos – Presidente da ABDI representando o Ministro Fernando Pimentel – MDIC

• Luciano Coutinho – BNDES – a confirmar

• Aloisio Mercadante – Ministro da Ciência e Tecnologia – MCT – a confirmar

Debatedores:

• Anselmo dos Santos – CESIT/Unicamp

• Artur Henrique – Presidente da CUT

13h – Almoço

14h30 – Política Industrial Brasileira na perspectiva setorial

Objetivo: Debater as propostas atuais para o setor e atualizar o panorama setorial identificando as principais características em nível nacional e internacional, indicadores recentes do setor, investimentos previstos e gargalos produtivos, tecnológicos e de condições de trabalho.

• Química (fármacos, plástico, borracha, petróleo, petroquímica)

• Metalúrgica (automotivo, siderurgia, naval, bens de capital, aeroespacial e eletroeletrônico)

• Vestuário e calçado

• Alimentícia

• Construção, Madeira e Mobiliário

• Outros setores envolvidos (energia, transporte, agroindústria)

• Sérgio Mendonça – Técnico Dieese (panorama articulado dos setores)

17h – Sistematização das propostas e encaminhamentos

19h – Coquetel de Encerramento

(CUT Nacional)