“Água: preservar para não faltar”. Essa é uma das frases que constará nas placas de identificação de corpos hídricos que serão instaladas em 57 pontos de toda a Cidade pela ADASA, em parceria com DER – Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal. O objetivo é que até o final do ano, todos os locais escolhidos já estejam sinalizados, auxiliando no processo de educação ambiental e sensibilização da sociedade.

Alguns dos critérios adotados pela ADASA para seleção dos mananciais que serão sinalizados incluem relevância do corpo hídrico, ocorrência de abastecimento humano, captação de água por caminhão-pipa e pontos onde a agência desenvolve algum projeto. A escolha dos pontos foi realizada estrategicamente com o intuito de fortalecer a gestão sustentável dos recursos hídricos com o apoio da sociedade.

Segundo Cristiane Teixeira, coordenadora do projeto, as placas ainda apoiarão as campanhas de educação ambiental desenvolvidas pela ADASA: “A Agência pretende aumentar a participação e o envolvimento do cidadão na gestão dos recursos hídricos do DF, atuando como parceiro- fiscalizador,” reforça a coordenadora.

Como órgão responsável pela regulação dos usos das águas no DF, a ADASA acredita que informar e educar a população para a prática do uso racional e preservação dos recursos hídricos é essencial para garantir a quantidade e qualidade dos recursos hídricos da Capital, em benefício da sociedade brasiliense.

(Agência Brasília)