Parque energético será revitalizado e convênio com Banco Mundial possibilitará ações contra perdas de energia 

O presidente da Eletrobras José da Costa Carvalho Neto, anunciou investimentos de R$ 4 bilhões até o ano de 2015 para o estado do Amazonas. A capital Manaus e o interior passarão por uma revitalização do parque energético, do aumento de capacidade do estoque de combustível, cumprimento de metas e redução do índice de perdas, que é o maior do país, de 42%. A empresa anunciou ainda dentro dos investimentos um convênio firmado com o Banco Mundial de R$ 300 milhões, em que irá desenvolver ações de um novo modelo de rede de distribuição mais segura e de melhor qualidade.

Segundo o presidente da Eletrobras, a situação no Amazonas será definitivamente resolvida com a chegada do Linhão de Tucuruí que irá conectar o estado ao Sistema Interligado Nacional, com previsão para 2013.

A diretoria da Eletrobras esteve reunida na semana passada com a presidente Dilma Rousseff. Estavam o presidente da empresa, o diretor-presidente das distribuidoras, Marcos Aurélio Madureira da Silva, o diretor de Geração, Valter Cardeal e o diretor de Geração e Transmissão e diretor de Operação da Eletrobras Amazonas Energia, Tarcísio Estefano Rosa estiveram reunidos em Brasília para levar informações sobre planos e investimentos realizados no Amazonas e nas distribuidoras de Energia da Eletrobras. O ministro Edison Lobão também participou da reunião.

(Agência CanalEnergia, 19.08.11)