Reprodução FNU.

Nos dias 12 e 13 de agosto, o Rio de Janeiro recebeu o Congresso Extraordinário da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), que reuniu cerca de 150 dirigentes de diversas federações urbanitárias, como FNU, FRUNE, FRUSE, FURCEN e FESUL.

Com o lema “A nova unidade para fortalecer os urbanitários e urbanitárias do Brasil – O nosso futuro começa agora!”, o evento teve como foco principal debater os desafios do setor elétrico e de saneamento, além das lutas gerais em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

O congresso contou com intensos debates sobre a nova organização dos urbanitários e as complexidades da atual conjuntura nos setores que representa, como o setor de energia elétrica, saneamento, gás e meio ambiente. Além das discussões, o Congresso também foi um marco para a eleição da primeira diretoria formal da CNU, que estará à frente da gestão 2024/2028. Dentre os eleitos, destaca-se a participação da diretora do Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF), Fabiola Antezana.

Fabiola destacou a importância do congresso, não apenas pelos debates promovidos, mas também pelo momento histórico para a organização dos urbanitários no Brasil.

“Essa eleição é resultado de uma construção de pelo menos 15 anos de reorganização do nosso ramo. Estamos colocando a categoria urbanitária num cenário nacional extremamente desafiador, seja do ponto de vista da energia, do saneamento ou do meio ambiente. A transição energética é um tema crucial nesse processo, e precisamos de uma entidade de grau superior que nos represente de forma forte e coesa, trazendo o melhor resultado para a nossa categoria.”

A criação da nova diretoria da CNU representa um passo importante na busca por maior unidade e força para os urbanitários do Brasil, frente aos desafios impostos pela conjuntura atual. “Com uma diretoria eleita e uma agenda voltada para a defesa dos trabalhadores, a CNU busca consolidar-se como um pilar de resistência e luta em prol dos direitos dos urbanitários em todo o país”, ressalta a dirigente.

Com informações da Federação Nacional dos Urbanitários.