Com imenso pesar, o Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF) informa o falecimento do eletricitário Anderson Henrique da Costa, da Eletrobras Chesf, ocorrido na manhã de hoje (12). Anderson estava internado há quase vinte dias após sofrer um acidente na Subestação Mirueira, na região metropolitana do Recife, em 21 de outubro, e, infelizmente, não resistiu aos ferimentos.

Mais um acidente fatal pós privatização da Eletrobras. Situações como essas evidenciam a necessidade urgente de mudanças dentro da empresa. A saúde e a segurança das equipes devem ser tratadas com a máxima seriedade, para que tragédias como essa não se repitam e tornem apenas estatísticas para a empresa.

O que ocorreu com Anderson não é um caso isolado, mas parte de uma triste realidade enfrentada pelos trabalhadores da Eletrobras privatizada, que, com a drástica redução do quadro de funcionários, têm sido sobrecarregados de forma insustentável. Esses acidentes são tragédias anunciadas, fruto de um contexto onde a precarização das condições de trabalho se torna cada vez mais evidente.

É por Anderson e por todos os trabalhadores e trabalhadoras que reiteramos a importância da reestatização da Eletrobras, para que o governo possa garantir condições dignas, seguras e humanas de trabalho, colocando a vida e o bem-estar dos eletricitários acima de qualquer lucro.

À família, amigos e colegas de trabalho, prestamos nossa solidariedade e condolências neste momento de luto e dor.

STIU-DF – Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal