Um dos principais objetivos é discutir a qualidade dos serviços prestados e distorções tarifárias do setor

A Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustíveis, lançada nesta quarta-feira, 5 de outubro, e formada por cerca de 240 deputados e senadores, vai buscar a redução das tarifas de energia. Um dos principais objetivos é discutir a qualidade dos serviços prestados e distorções tarifárias do setor.

O presidente da Frente, deputado César Halum (PPS – TO), afirma que é preciso evitar abuso nas cobranças. Segundo ele, os brasileiros pagam uma das maiores tarifas de energia elétrica do mundo, apesar do país ter um dos menores custos de produção. “Os consumidores de energia elétrica e combustíveis estavam desamparados de uma bancada que os tornasse mais fortes, mais capazes de fazer valer seus pontos de vista. As elevadas taxas de aumento tarifário que têm ocorrido e as restrições regulatórias para maior liberdade comercial desses usuários têm a ver com a falta de um núcleo agregativo como este agora criado”, afirmou Halum.

Os debates iniciais da Frente terão como foco a renovação das concessões de energia elétrica que vencerão a partir de 2015. Halum defende a realização de leilões para a renovação dos contratos, pois, na sua visão, isso poderá promover forte queda nos preços da tarifa de energia elétrica.

(Agência CanalEnergia, 5.10.11)