A Praça de São Francisco, em São Cristóvão (SE), foi incluída hoje (1º) na lista de patrimônios mundiais da humanidade. Esse é o 18º bem brasileiro a fazer parte da lista, elaborada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão foi tomada durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Brasília.

São Cristóvão é a antiga capital de Sergipe e a quarta cidade mais antiga do Brasil. A praça, construída entre os séculos 16 e 17, teve influência espanhola e portuguesa. É composta pela Igreja e pelo Convento de São Francisco, pela Capela da Ordem Terceira, hoje Museu de Arte Sacra, pela Santa Casa, pela Igreja de Misericórdia, pelo Palácio Provincial e pelo casario antigo. A cidade de São Cristóvão é tombada como patrimônio material pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan).

“É uma vitória do povo de Sergipe e de São Cristóvão que conservou a praça e a reconheceu como um bem da cidade e do estado”, disse o ministro da Cultura, Juca Ferreira.

O ministro disse que já tem duas outras candidaturas de sítios brasileiros prontas para serem apresentadas nas próximas reuniões do comitê. A cidade de Paraty (Rio de Janeiro), como sítio misto (cultural e natural), e a cidade do Rio de Janeiro como paisagem cultural.

“Temos ainda outras 30 na lista de bens potenciais para serem apresentados nos próximos dez anos”, disse o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.

Entre os países em desenvolvimento, o Brasil ocupa o segundo lugar na lista de patrimônios mundiais declarados. Só perde para o México. “O Brasil tem um potencial enorme pela singularidade de sua cultura e pela exuberância de sua natureza”, disse o ministro.

O Comitê do Patrimônio Mundial, responsável pela escolha, reúne representantes de 21 países, eleitos pelos Estados partes por quatro anos. A cada ano, o comitê acrescenta novos sítios à lista. A praça foi o único local brasileiro a concorrer.

Durante o evento foram incluídos outros patrimônios mundiais na lista. Entre eles, o Atol de Bikini, nas Ilhas Marshall. O lugar, que fica no Oceano Pacífico e é conhecido por sua grande riqueza ambiental e geológica, foi alvo de 67 testes nucleares depois da 2ª Guerra Mundial, incluindo a explosão de uma bomba de hidrogênio em 1952.

Veja os bens brasileiros que fazem parte da lista de patrimônios mundiais.

Patrimônio Mundial Natural

1 – Parque Nacional do Iguaçu (PR)
2 – Costa do Descobrimento (BA e ES)
3 – Reservas da Mata Atlântica (SP e PR)
4 – Complexo de áreas protegidas do Pantanal Matogrossense (MT e MS)
5 – Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas (GO)
6 – Ilhas Atlânticas Brasileiras – Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)
7 – Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central

Patrimônio Mundial Cultural

1 – Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto (MG)
2 – Centro Histórico de Olinda (PE)
3 – As Missões Jesuíticas Guarani, ruínas de São Miguel das Missões (RS)
4 – Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo (MG)
5 – Centro Histórico de Salvador (BA)
6 – Plano Piloto de Brasília (DF)
7 – Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
8 – Centro Histórico de São Luís (MA)
9 – Centro Histórico de Diamantina (MG)
10 – Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO)

(Fonte: Priscila Mazenotti, Agência Brasil)