Primeira edição da campanha “Eu amo meus peitos” deve atender cerca de 250 mulheres no Hospital do Paranoá

A Sociedade Brasileira de Mastologia – Seccional Distrito Federal, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Secretaria de Saúde do DF, com o apoio da Liga da Mulher – UCB, promove, na manhã deste sábado (19/11), um mutirão para alertar a população carente sobre sinais e sintomas associados ao câncer de mama, por meio de palestras educativas e atendimento especializado. Esse é o objetivo da campanha “Eu amo meus peitos”, que deve atender cerca de 250 mulheres,no Hospital Regional do Paranoá das 8h às 12h.

De acordo com a médica mastologista e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia-DF, Dra. Fernanda Salum, a expectativa é atender 250 mulheres de várias faixas etárias. “Já realizamos outras campanhas aqui no DF, que trouxeram resultados muito satisfatórios. A ideia desta ação, especificamente, é aliar educação em saúde e atendimento especializado para pacientes com suspeita diagnóstica de câncer de mama”, explica.

Segundo a médica, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres. O Ministério da Saúde estima que cerca de 50 mil novos casos da doença sejam diagnosticados no Brasil somente este ano. “O problema é que grande parte destas mulheres são diagnosticadas tardiamente, acarretando em tratamentos muitas vezes mutilantes e com baixas taxas de cura”, explica a especialista.

Realizada nacionalmente em várias cidades brasileiras (Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, entre outras), a campanha tem como objetivo sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce no câncer de mama. “Este ano, pela mudança de gestão na Sociedade Brasileira de Mastologia, a campanha veio com outra proposta. Em vez de madrinhas atrizes (no passado, contamos com a participação de personalidades como Ana Maria Braga e Cássia Kiss), a proposta para os próximos três anos é fazer das mulheres normais, da comunidade, as protagonistas da campanha”, contextualiza a Dra. Fernanda Salum.

Para diminuir as taxas de mortalidade, aumentar a sobrevida e proporcionar tratamentos menos radicais, todo o esforço é voltado para o diagnóstico precoce. “No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda como principais estratégias de rastreamento populacional para promoção de diagnóstico precoce um exame mamográfico, pelo menos a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos, e o exame clínico anual das mamas, para todas as mulheres”, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia-DF.

A entidade preconiza, no entanto, mamografia anual a partir dos 40 anos. O exame clínico da mama deve ser realizado em todas as mulheres que procuram o serviço de saúde, independente da faixa etária, como parte do atendimento à saúde da mulher. Para mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para câncer de mama (com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau), recomenda-se o exame clinico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos.

A Sociedade Brasileira de Mastologia realiza anualmente uma campanha nacional para alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. “A parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer surgiu há muitos anos. Mastologistas e os voluntários da ‘Rede’ trabalham no Hospital de Base do Distrito Federal e em vários eventos realizados no DF. Juntos, não medem esforços para proporcionar tratamento humanizado, de qualidade, a pessoas tão carentes que, ocasionalmente, não têm nem como pagar a condução ao hospital. A Secretaria de Saúde, sede deste mutirão, proporcionou toda a estrutura física para este dia de trabalho”, relata a médica.

Ao todo, serão distribuídas 250 senhas para o exame clinico das mamas. Pacientes assintomáticas, com mais de 50 anos, que nunca fizeram mamografia ou que fizeram há mais de dois anos terão mamografias agendadas. Já as pacientes com alterações clínicas que sugiram câncer serão imediatamente encaminhadas ao HDBDF ou HUB.

Serviço:

O que: Campanha “Eu amo meus peitos”

Quando: Dia 19 de novembro de 2011, das 8h às 12h

Onde: Hospital Regional do Paranoá (Quadra 2 Conjunto K Lote 1 – Setor Hospitalar Paranoá)

Quanto: Gratuito

Quem promove: Sociedade Brasileira de Mastologia – Seccional Distrito Federal, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Secretaria de Saúde do DF, com o apoio da Liga da Mulher – UCB.

Informações: (61) 3346-3526 ou sbm.df01@gmail.com  www.euamomeuspeitos.com.br

(Agência Brasília, 17.11.11)