De 23 a 25 de novembro de 2011 a produtora social Griô Produções realiza no Expobrasília Parque da Cidade, em Brasília, a 4ª edição do Latinidades – Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha. O evento integra a programação da Conferência de Desenvolvimento – CODE/IPEA. No dia 25, o encerramento acontecerá, a partir das 19h, com um desfile em homenagem as orixás femininas, Rádio Afrolatina e show da cantora baiana Margareth Menezes. Para saber mais acesse o site http://www.afrolatinas.com.br/. Todas as atividades são gratuitas.

Ao longo dos três dias de evento, o Festival reunirá especialistas, jornalistas, artistas, gestores públicos e mulheres em uma programação diversificada. A edição 2011 está inserida no calendário da ONU para o Ano Internacional dos Afrodescendentes e tem como tema “Mulheres Negras no Mercado de Trabalho” e discutirá, entre outros assuntos, “Desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho”, “Trabalho Doméstico”, “ Pesquisadoras Negras”, “Previdência Social”, “Linhas de crédito e incentivos aos afro- negócios” e “Trabalhadoras do campo”. As inscrições podem ser feitas no site http://www.ipea.gov.br/code

A homenageada será Dona Raquel Trindade, artista plástica, dançarina, coreógrafa, poetisa e mestra griô. O projeto foi pensado como forma de dar visibilidade ao histórico de lutas e resistência da mulher negra na América Latina e trazer temas relacionados ao machismo, racismo, sexismo e superação de desigualdades, com recorte de gênero e raça.

O tema

No mercado de trabalho, de modo geral, as mulheres negras ainda não estão inseridas de maneira digna. O economista e sociólogo Paul Singer afirma que, à medida que a mulher negra ascende, aumentam as dificuldades especialmente devido à concorrência. Em serviços domésticos que não representam prestígio não há concorrência e, consequentemente, as mulheres negras têm livre acesso e é nesse campo que se encontra o maior número delas. No artigo a “A mulher negra”, Nilza da Silva ressalta que as mulheres, sobretudo, as negras trabalham em posições menos qualificadas e recebe os mais baixos salários.

A programação

Além dos seminários, debates e de show com a cantora Margareth Menezes, haverá discotecagem Rádio Afrolatina, com DJ Dona, desfile de moda baseado nas vestimentas de santo, feira de afro-negócios, sempre envolvendo profissionais negras latino-americanas, caribenhas e africanas, entre outras atividades. Para assistir às apresentações culturais do dia 25/11 a partir das 19h, não é necessário participar do seminário. Toda a programação é livre e gratuita.

A homenageada

Raquel Trindade Souza é a filha mais velha do grande poeta negro comunista Solano Trindade. Pintora, dançarina, coreógrafa, grande conhecedora da história e cultura afro-brasileira, é considerada uma das maiores memórias vivas no Brasil. Fundadora do Teatro Popular Solano Trindade e da Nação Kambinda de Maracatu, sempre ministrou cursos e oficinas livres por todo o país, principalmente no Embu das Artes, São Paulo, onde segue enraizada.

SHOW de encerramento e LANÇAMENTO da Campanha Nacional Pela Eliminação da Violência Contra a Mulher

Margareth Menezes nasceu em Salvador, no dia 13 de outubro de 1962. É uma cantora, compositora e produtora brasileira de axé, MPB e samba-reggae. Autora de momentos marcantes para a música popular brasileira e baiana, Margareth, nos seus 21 anos de carreira, popular pela potente voz, viajou a todos os continentes, contabilizando 20 turnês mundiais e 12 álbuns lançados. Os álbuns Elegibô e Kindala alcançaram, respectivamente, a 1° e 2° posição da Billboard World Álbuns. Margareth foi destaque nos principais jornais do mundo chegando ilustrar as capas do The New York Times, Le Monde, Washington Post, Players, Jornal do Brasil entre outros. O jornal americano Los Angeles Times disse que Menezes é a “Aretha Franklin Brasileira.

SERVIÇO:

4ª edição do Latinidades – Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha

Realização: Griô Produções e Pretas Candangas

Patrocínio: Petrobrás

Apoio: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA,Secretaria de Cultura do DF, Central Única dos Trabalhadores – CUT, Onu Mulheres, Sindicato dos Professores do DF – Sinpro, Associação dos Servidores do Ministério Publico Federal – ASMPF, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CERT e Triskelion Produções.

Data: De 23 a 25 de novembro de 2011

Local: Expobrasília, no Parque da Cidade (Parque da Cidade Sarah Kubitschek Pavilhão de Exposições Estacionamento 1).

*Inscrições gratuitas no http://www.ipea.gov.br/code/code-nacional/formulario-de-inscricao

Confira a programação completa: http://www.afrolatinas.com.br/

*Para participar dos seminários é imprescindível a inscrição no site da 2ª CODE/IPEA

Contatos: (Coordenação) – 61 7814-2907/3046-0050 (Imprensa)

SHOW de encerramento: MARGARETH MENEZEZ

Data: 25 de novembro de 2011

Horário: A partir das19h

Ingressos: Entrada gratuita

Classificação Indicativa: 16 anos

(CUT Nacional)