Atividade no dia 6 de março terá como foco as más condições do local de trabalho

A CUT-DF e o Sindicato dos Bancários de Brasília promovem no dia 6 de março um seminário sobre o trabalho e suas implicações no acometimento das LER/DORT. O evento marca o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), lembrado em 28 de fevereiro. A atividade será a partir das 19h30, no teatro do Sindicato (EQS 314/315).

Os interessados em participar deverão encaminhar Nome, Entidade, Telefone e E-mail para secretariadesaude@cutdf.org.br ou entrar em contato pelo telefone (61) 3251-9384 e falar com Néia.

O seminário terá como foco as más condições do local de trabalho como agente causador das LERT/DORT. Entre os palestrantes estão os psicólogos Vitor Barros e Leionilson; e as advogadas Janaina Barcelos da Silva e Betânia Hoyos Figueira, todos especialistas no assunto.

“Cada vez mais, a tendência é que a exploração, a automação e a terceirização aumentem a pressão sobre o trabalhador em seu ambiente de trabalho. Por isso, é extremamente importante que os sindicatos estejam atentos a essas questões, a fim de promover a qualidade de vida e defender a saúde dos trabalhadores”, explica a secretária de Saúde do Trabalhador da CUT-DF, Conceição de Maria Costa.

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, segundo dados do Ministério da Previdência, no Brasil, dos 17.693 casos de doenças relacionadas ao trabalho, em 2009, 10.867 configuram LER/DORT. Os setores mais atingido foram os da atividade financeiras (11,6%) e comércio e reparação de veículos automotores (11%). Os números não incluem os casos de LER/DORT ocorridos com trabalhadores informais e servidores públicos.

(CUT-DF, 2.03.12)