A comissão de Turismo e Desportos realizará audiência pública, nesta terça-feira (29), para debater as ações de qualificação e capacitação profissional de mão de obra para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo o Ministério do Esporte, a Copa do Mundo vai gerar 330 mil empregos permanentes e 380 mil temporários. Os profissionais serão absorvidos pelo evento nas áreas de hospedagem, alimentação, recepção, segurança e serviços em geral. Os novos trabalhadores atenderão a oito milhões de visitantes em 2014, 600 mil somente no mês da competição.

Segundo o deputado José Rocha (PR-BA), que solicitou a realização da audiência, priorizar ações para qualificar a mão de obra no setor do turismo é fundamental para a qualidade do atendimento de turistas nacionais e estrangeiros. “As grandes competições esportivas que o Brasil sediará nos próximos anos têm o potencial de gerar um grande número de postos de trabalho. Contudo, esses empregos tendem a se extinguir após os jogos, principalmente pela falta de qualificação da massa de trabalho neles usada”, diz o deputado.

Foi criada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público uma subcomissão para avaliar a criação de postos de trabalho com a Copa do Mundo de 2014.

Foram convidados para participar da reunião:

– representantes dos Ministérios do Turismo e da Educação; 
– representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC) e da Confederação Nacional de Turismo (CNTur);
– diretor presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacyr Roberto Tesch Auersvald;
– representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih); e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); e
– o vice-presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav Nacional), Edmar Bull.

A audiência ocorrerá às 14h30, em local a ser definido.

 

(Agência Câmara de Notícias, 28.05.2012)