Os deputados Paulo Tadeu e Geraldo Magela, ambos do PT do Distrito Federal, reassumiram nesta terça-feira (5) seus mandados na Câmara Federal, informou a Secretaria-Geral da Mesa.

 

O retorno dos dois petistas ao Congresso reforça um movimento do governo do DF para ampliar o apoio político ao governador Agnelo Queiroz (PT), que será ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira na próxima semana. Tadeu ocupava a Secretaria de Governo e Magela, a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do DF.

 

Em nota, a Secretaria de Comunicação do DF informou que os dois parlamentares voltam à Câmara em um “momento importante em que será discutida a Lei de Diretrizes Orçamentárias, e também em que o DF está sob ataques políticos”.

 

A CPI mista de deputados e senadores quer apurar a relação de Agnelo Queiroz com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar uma rede ilegal de jogos de azar. Agnelo foi citado em conversas telefônicas de integrantes do grupo de Cachoeira interceptadas pela Polícia Federal.

 

Com o retorno dos petistas, ficam sem mandato os deputados Augusto Carvalho (PPS) e Roberto Policarpo (PT). Os secretários-adjuntos Gustavo Ponce e Rafael de Oliveira assumem, respectivamente, o comando das secretarias até aqui comandadas por Magela e Tadeu.

 

Esse movimento, tudo indica, é provisório, e passada a crise, ambos devem retornar aos seus postos no GDF.

 

(Valor Econômico, 6.06.12)