“A realização da Copa do Mundo e de outros megaeventos esportivos no Brasil está nos proporcionando um momento único para o esporte. É um grande desafio para nós gestores aproveitarmos essa grande oportunidade de desenvolvimento social por meio do esporte e da educação.” Assim o secretário de Esporte, Célio René, iniciou sua fala no lançamento do projeto Cidades da Copa, ocorrido na noite de ontem, em Brasília. O projeto tem como principais propostas a construção de um legado de desenvolvimento do esporte a partir da realização da Copa do Mundo de 2014, nas cidades brasileiras que sediarão jogos do mundial. 

O Cidades da Copa vai envolver governos e sociedade na discussão e na formulação de uma agenda pública com ações voltadas para a educação, o desenvolvimento humano, a justiça e a inclusão social, que garantam o reconhecimento do esporte como direito, e dupliquem o número de esportistas no país, até 2016, ano em que serão realizadas as Olímpiadas no Rio de Janeiro. O secretário enfatizou a metodologia do projeto, que vai trabalhar em todas as cidades-sede da Copa, ouvindo as instituições que representam todos os segmentos da sociedade. “Essa parceria do Estado com as instituições é o que faz com que a construção dessas ações seja mais ágil e traga resultados efetivos”, disse. 

Célio René falou sobre a Gymnasíade, as Olimpíadas Escolares Mundiais, que serão realizadas em Brasília no ano que vem. Ele salientou a importância da prática esportiva na escola. “O esporte escolar é um bom começo. É um instrumento indispensável para esse processo de construção porque alia a prática esportiva à educação e a um conjunto de conceitos que envolvem cidadania, de respeito, inclusão e transformação social,” salientou o secretário. A ex-atleta da seleção brasileira de vôlei Ana Moser, presidente do Instituto Esporte Educação, agradeceu à secretaria de Esporte por estar à frente do projeto juntamente com o IEE. “Agradeço o apoio da Secretaria de Esporte, que convidou e trouxe a esse debate sete secretarias de Estado, que irão discutir com a sociedade uma forma de construir essas ações com sustentabilidade, disse. 

O lançamento do Cidades da Copa contou com a presença do secretário de Educação, Denilson Bento, do secretário do Idoso Ricardo Quirino, do secretário-adjunto de Cultura, Miguel Ribeiro, da representante do Unicef, Antonella Escolamiero, e representantes das secretarias da Criança, do Desenvolvimento Social, e da Coordenadoria da Juventude do DF.

 

(Secretaria do Esporte, 15.06.2012)