O STIU-DF participou do lançamento do 1º Prêmio Luiz Gushiken de Jornalismo Sindical e Popular na noite desta quarta-feira (13), no Sindicato dos Jornalistas do DF. O objetivo do concurso, promovido pela CUT Brasília, é reconhecer, promover e estimular a comunicação de entidades sindicais e movimentos sociais que lutam pela defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.

Durante o evento, o STIU-DF também se filiou ao Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC). A entidade luta para democratizar os meios de comunicação, de forma que a mídia tradicional não detenha a exclusividade e primazia da informação, e assim retrate os movimentos sociais e a classe trabalhadora de maneira marginalizada, como costumeiramente acontece.

Os diretores do STIU-DF que participaram do lançamento destacaram que a comunicação sindical precisa atender a demanda da classe trabalhadora. “As entidades sindicais precisam potencializar a comunicação para que dessa forma possam se comunicar melhor com as suas bases”, disseram.

Para o secretário nacional de Organização e Política Sindical da CUT, Jacy Afonso, um dos idealizadores do Prêmio, Gushiken era um grande estrategista e sabia como avançar nas lutas do movimento sindical e da sociedade. “Esse Prêmio é uma forma de resgatar essa história e também prestigiar o jornalismo sindical”, avalia.

O presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, disse que os trabalhadores precisam parar de reclamar da mídia empresarial conservadora e fortalecer os instrumentos de comunicação das entidades sindicais para que “os temas sejam tratados de forma que possam realmente interessar a classe trabalhadora”.

Segundo o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, o prêmio é uma oportunidade de valorizar quem colabora com os avanços e conquistas para a classe trabalhadora. “Esses profissionais nos ajudam a levar nossa mensagem para toda a sociedade, defendendo os interesses dos trabalhadores”.

Jornal Energia Alerta

Em agosto de 2012, o jornal Energia Alerta foi implementado para atender a demanda da categoria eletricitária no DF por informações do setor elétrico. No entanto, o veículo não se limita na veiculação de informações específicas e também aborda temas relevantes de interesse de toda a sociedade.

Em 2013, o jornal da categoria eletricitária no DF recebeu o Prêmio Petrobras de Jornalismo na categoria Petróleo, Gás e Energia com a reportagem “Comparada a outras usinas, Belo Monte é uma vitória ambiental”. O concurso recebeu 1.175 inscrições e apenas 34 reportagens foram premiadas.

O jornal Energia Alerta foi o único meio de comunicação sindical e popular a ser premiado, concorrendo com dezenas de veículos tradicionais como Estadão, Zero Hora, Correio Braziliense, Isto É, etc.