Em assembleia realizada nesta terça-feira, 25, os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte e Furnas reprovaram a proposta apresentada pela Holding. Entre outras pautas, trataram sobre as eleições para delegados sindicais e deliberaram pela aprovação de paralisação de 72 horas a partir do dia 31 de agosto.

A direção da Eletrobras ofereceu 7%, parcelado em três vezes, mas durante a terceira rodada de negociação avançou-se ao mínimo para dar continuidade ao processo negocial. Mesmo assim a proposta apresentada foi apenas o IPCA sobre os salários e benefícios, que corresponde a 8,17%, com aplicação do índice a partir de setembro. Além disso, a proposta inclui a vigência de dois anos e a renovação de todas as cláusulas do ACT vigente.


A direção do STIU-DF considera a proposta rebaixada, uma vez que não inclui ganho real e abono. Além disto, não possibilita a discussão de novos avanços com a amarra de renovação total das cláusulas conforme acordo anterior.

A pauta entregue pela FNU à Eletrobras reivindica a aplicação, a partir de 1º de maio de 2015, do índice do custo de vida calculado pelo (ICV-DIEESE) mensurado no período de 1º de Maio de 2014 a 30 de Abril de 2015, acrescido da média geométrica do crescimento do consumo de energia elétrica observado no país nos últimos três anos (2,97%) a título de ganho real nos salários, equivalente a 11,33%.

Durante a assembleia foi informado que a quarta rodada de negociação está agendada para a próxima quinta-feira, 27, no Rio de Janeiro. Para os dirigentes sindicais, a reunião é uma oportunidade para discutir e avançar no ganho real, abono e manter a vigência anual do acordo.

Paralisação

Para pressionar o governo e a Holding, os eletricitários aprovaram paralisação de 72 horas a partir do dia 31 de agosto. Os dirigentes ressaltaram a importância de a categoria permanecer mobilizada, visto que a empresa vem ao longo da negociação repetindo o mesmo discurso dos anos anteriores, dos problemas financeiros causados pela gestão das empresas e das mudanças na legislação do setor. No entanto, destacaram que não foram os trabalhadores que colocaram a empresa nesta situação, mesmo porque os indicadores operacionais permanecem positivos, como no passado.

Em ato simbólico contra a privatização das sete distribuidoras de energia da Eletrobras ( Eletrobras Piauí, Eletrobras Alagoas, CELG, Amazonas Energia, Eletrobras Acre, Eletrobras Roraima, Eletrobras Rondônia) foi aprovado o Dia Nacional Contra a Privatização das Empresas do Setor Elétrico, com forte mobilização no dia 31.

Os dirigentes ressaltaram ser importante amarrar o processo de privatização agora para evitar que a Eletronorte e Furnas entrem no Plano Nacional de Desestatização.

Eleições Delegados Sindicais

Foi informado que o prazo de inscrição para candidaturas para delegados(as) sindicais do setor elétrico (Furnas, Eletronorte, ONS, Eletrobras, e CEB) para o triênio 2015/2018 termina nesta sexta-feira, 28. O(a)s interessado(a)s devem procurar a sede do STIU-DF nos dias úteis, das 8h30 às 18h. A eleição ocorrerá no dia 16 de setembro.

A ficha de inscrição está disponível no site www.urbanitariosdf.org.br, deverá ser preenchida, impressa e entregue, com foto, na secretaria do STIU-DF.