Em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (20), as trabalhadoras e trabalhadores da Eletronorte aprovaram, por ampla maioria, o encaminhamento do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) de paralisar as atividades na próxima segunda-feira (23). A decisão da categoria é uma resposta a postura intransigente da direção da Eletrobras, que cancelou a rodada de negociação para o ACT 2016/17 marcada para do dia 25, alegando que o governo não tinha autorizado.

Além disso, a categoria aguarda desde o dia 06 de maio a direção da Eletrobras apresentar uma contraproposta, compromisso esse assumido com os trabalhadores. Mas até hoje nada foi apresentado.

Essa postura desrespeitosa com os trabalhadores frustra a expectativa da categoria, que aguarda uma posição oficial da empresa sobre o ACT, assim como uma posição final para o pagamento da PLR.

Os trabalhadores querem negociar, mas também estão dispostos a uma grande mobilização, caso a direção da Eletrobras mantenha essa postura desrespeitosa e intransigente em relação ao ACT, à PLR e à privatização do setor, como vem anunciando o governo na mídia.

A categoria não aceitará retrocessos. “Não aceitamos isso de governo eleito, imagina de governo interino, com propostas anti-povo e contra o patrimônio público”, defenderam os diretores do STIU-DF.