Na manhã desta quarta-feira (22) os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte e Furnas, em Brasília, Serra da Mesa e Gurupi, suspenderam as atividades para pressionar a direção da Eletrobras na negociação da pauta de reivindicações ao Acordo Coletivo de Trabalho da categoria.

A data-base dos trabalhadores teve início em maio e até o momento foram realizadas apenas duas rodadas de negociação. A empresa apresentou proposta que na avaliação da categoria não atende os anseios dos eletricitários.

A Holding propôs a manutenção de todas as cláusulas do ACT e demais instrumentos de negociação coletiva vigentes, mas altera a data de negociação da data base de maio para outubro. Um pleito antigo dos trabalhadores. No entanto, o pagamento da inflação acumulada no período de 1º/05/15 a 30/04/16, será de 50%, ou seja, 4,64%, a ser aplicada retroativamente a 1º/05/16 nos salários e em todos os benefícios cabíveis.

O STIU-DF entende que diante da instabilidade no atual governo e o avanço dos projetos de privatização no Congresso Nacional é inviável adiar a discussão do ACT da categoria. A entidade destaca ser essencial a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras para garantir avanços na negociação do acordo dos eletricitários.

PLR

Em relação à Participação nos Lucros e Resultados, após nove reuniões da Comissão de PLR do CNE e Eletrobras não houve avanços e a empresa insiste no retrocesso querendo mudar a regra do jogo, ao colocar o item da CCE 10  em discussão, que limita o pagamento pelo lucro em 25% de dividendos distribuídos.

A Comissão enfatizou que esse item não faz parte do acordo aprovado pela categoria em 2015 e não consta na ata de mediação do TST. Essa aberração introduzida pela empresa prejudica os trabalhadores das quatro geradoras do Sistema Eletrobras – Eletronorte, Furnas, Chesf, Eletronuclear – que em tese teriam direito a mais 0,5 folha por terem atingido a meta EBITDA. O EBITDA é medido antes da apuração do lucro. Portanto, não há que se falar em CCE 10 neste caso.

O Coletivo Nacional dos Eletricitários está aguardando a empresa apresentar nesta quarta-feira uma proposta de PLR.