Devido à falta de consenso em alguns dispositivos do Estatuto, os delegados e delegadas não conseguiram apreciar todas as propostas de alterações que seriam apresentadas no IX Congresso dos Urbanitários no DF (Conurb). Diante disso, os participantes decidiram na noite desta sexta-feira (26) terminar a análise de cada um dos pontos restantes em outro momento, ainda a ser definido. As propostas devem ser analisadas ainda este ano pelos mesmos delegados e delegadas.

O Congresso conseguiu analisar 24 propostas, das quais 14 foram aprovadas e dez rejeitadas. Todas as modificações aprovadas serão revisadas pelo advogado do sindicato, Hudson Cunha.

Algumas das propostas aprovadas visam adequar a novas legislações e melhorar e aperfeiçoar a parte operacional e política da entidade sindical, respaldando a luta dos trabalhadores e trabalhadoras.

Na avaliação do diretor do STIU-DF Victor Frota, as discussões foram muito proveitosas. “Discutimos exaustivamente muitos pontos do Estatuto e vale destacar que tanto a participação dos delegados natos e eleitos foram muito importantes para contribuir para a excelência do debate”, disse.