Representantes do STIU-DF participaram de ato contra a privatização do Sistema Eletrobras, na terça feira (11), em frente ao edifício sede da empresa, no Rio de Janeiro. A estatal está na lista das privatizações do presidente ilegítimo Michel Temer.

 

Os dirigentes sindicais denunciaram o desmonte das empresas que o atual governo está promovendo por meio de medidas como a MP 735/2016, que facilita a venda das subsidiarias da empresa, e prevê a demissão de cerca de 30% dos trabalhadores.

Algumas intervenções alertaram para o fato de que Wilson Ferreira Junior, indicado  à presidência da Eletrobras, quando gestor na Companhia Paulista de Força e Luz( CPFL) deixou a empresa em situação precária na prestação de serviços e para os trabalhadores e trabalhadoras. Além disso, destacaram o avança do capital estrangeiro no setor elétrico, principalmente, os investidores chineses.

 

Outras manifestações contra a retomada do processo de privatização estão agendadas em algumas capitais brasileiras. O próximo ato acontece no dia 18 em Florianópolis, em Frente à sede da Eletrosul. Em Brasília, os eletricitários saem às ruas no dia 27 de outubro e em Recife no dia primeiro de novembro.