A democracia, em qualquer parte do planeta, não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação. É a partir desse pressuposto que, desde os anos 1990, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) congrega entidades da sociedade civil brasileira para enfrentar os problemas da área. Atualmente, são cerca 500 entidades filiadas, entre associações, sindicatos, movimentos sociais, organizações não-governamentais, coletivos, entre outros. O Fórum está organizado em quase todo o território nacional, por meio de 20 Comitês Regionais pela Democratização da Comunicação.

No Distrito Federal, o Comitê pela Democratização da Comunicação (FNDC/DF) reúne 16 entidades associadas, além de outras parceiras. Temos o compromisso de promover a defesa da liberdade de expressão e o direito à comunicação do povo do Distrito Federal e Entorno, incluindo a luta pelo fortalecimento da comunicação pública, dos meios comunitários e alternativos, do ativismo digital e da cultura, e também de todas as ações que visem garantir um ambiente plural e diverso na circulação de informações e ideias em nossa região e no país.

Em tempos de avanço do conservadorismo e de ruptura democrática no Brasil, as violações à liberdade de expressão têm se multiplicado, com a repressão de protestos e manifestações em defesa de direitos sociais, censura privada ou judicial de conteúdos na internet e nos meios de comunicação, violência contra comunicadores, etc. No DF, palco de muita luta social, não tem sido diferente.

É neste contexto que o Comitê pela Democratização da Comunicação do Distrito Federal realizará o 2º Encontro Candango pelo Direito à Comunicação (2ECDC), no próximo dia 06 de maio, das 9h às 17h, na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB). A participação é gratuita e aberta à toda a comunidade. Queremos envolver organizações e ativistas do DF no debate do atual contexto do direito à comunicação e definir estratégias de ação conjunta.

O 2º ECDC é etapa preparatória para o 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (3ENDC), que este ano também será realizado em Brasília, na própria UnB, de 26 a 28 de maio.

Além disso, a programação do Encontro Candango inclui a realização da Plenária Distrital do FNDC, que vai eleger delegados para a Plenária Nacional, que será realizada durante o 3ENDC.

2º Encontro Candango pelo Direito à Comunicação (2ECDC)

Programação

Data: 06/05/2017 (sábado)

Local: Auditório Pompeu de Souza – Faculdade de Comunicação (FAC). Instuto Central de Ciências Norte (ICC Norte) – Campus Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília (UnB)

9h

Abertura

9h15

Mesa 1: “Democracia golpeada: o que a comunicação tem a ver com isso?”

Luiz Felipe Miguel – professor titular do Instituto de Ciência Política da UnB, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê) e edita a Revista Brasileira de Ciência Política.

Bia Barbosa – jornalista, atual coordenadora do Coletivo Brasil de Comunicação Social – Intervozes e secretária-geral do FNDC. Especialista em Direitos Humanos pela USP e mestre em políticas públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

(mediadora) Liziane Guazina – professora de graduação e pós-graduação da Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP/UnB), líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Mídia e Política. Membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI), da Asociación Latino Americana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). é vice-diretora da FAC/UnB.

11h

Mesa 2: “As vozes do DF: a luta diária pela comunicação democrática”

Abder Paz – Integrante do Movimento Mercado Sul – Beco Cultural (Taguatinga/DF)

Antônio de Pádua – Programa Jovem de expressão (Ceilândia/DF)

Giuliana – Integrante da TV Reflexo Digital (Recanto das Emas/DF)

Rafael Villas-Boas (professor FUP/UnB) – projeto Terra em Cena (Planaltina/DF)

(mediadora) Taís Ladeira (Associação Mundial de Rádios Comunitárias – AMARC Brasil)

13h – Almoço

14h

Plenária Regional do Comitê pela Democratização da Comunicação no Distrito Federal

17h – Encerramento

Fonte: https://www.facebook.com/events/229260124222868/?active_tab=about