STIU-DF realizará assembleias na Eletronorte e Furnas no dia 23 de maio. Fique atento (a) à convocação do Sindicato. Participe!

A direção da Eletrobras se reuniu com as lideranças sindicais do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) nesta terça-feira 16, em Brasília, para tratar da PLR e do Plano de Aposentadoria Extraordinária (PAE). Também discutiram questões referentes à periculosidade, horas in itinere, banco de horas e sobreaviso, pacote esse que a empresa se refere como “cortes” e “ajustes”.

Em relação à PLR, desta vez a empresa apresentou os números financeiros, uma vez que os resultados operacionais foram apresentados na reunião do dia 4 passado.

A Eletrobras informou, de forma contraditória, que “poucas empresas distribuíram dividendos este ano”. Mas, estranhamente, a grande maioria das empresas apresentou lucro, ao contrário do que aconteceu no ano passado.

Na reunião, o CNE solicitou a antecipação do pagamento da PLR, que diz respeito à parcela operacional, e aguarda uma posição da empresa até o final de maio. Os detalhes sobre a PLR e adesão ao PAE serão discutidos com a categoria em assembleias de base, que vão ocorrer de 18 a 25 deste mês. Fique atento (a) a convocação da sua entidade sindical.

Sobre o pacote de maldades da empresa, que atinge a periculosidade, horas in itinere, banco de horas e sobreaviso, as lideranças sindicais questionaram a postura arbitrária de algumas empresas, que isoladamente, decidiram suspender os benefícios de forma autoritária. O CNE lembrou que nenhuma medida que altere “normas internas incorporadas aos contratos individuais de trabalho dos empregados” pode ser feita sem discussão com a categoria, como prevê a cláusula 8ª do ACT.

O CNE aproveitou também para cobrar a imediata implementação da Comissão Paritária para discutir essas e outras questões, como prevê a cláusula 6ª do ACT. O diretor Jurídico, Alexandre Aniz, que vem dizendo que cumprirá o ACT, disse que dará um posicionamento até o dia 20 de junho.

No que se refere ao Plano de Aposentadoria Extraordinária (PAE), que ainda está em processo de negociação, o CNE foi surpreendido com o anúncio do presidente da Eletrobras, Wilson Pinto, que por meio de vídeo conferência, disse ao mercado que o PAE será lançado até o dia 22 de maio. Isso foi divulgado pela imprensa no dia 15, um dia antes da reunião com o CNE.

O CNE estranha esse fato e espera que o processo respeite a dignidade das trabalhadoras e trabalhadores.

Durante o encontro com os dirigentes sindicais, o diretor Jurídico se ausentou da reunião para ir à Sest, e disse que estava indo buscar melhorias no Plano.

CALENDÁRIO CNE

18/05 – Resposta da Eletrobras sobre o PAE;

18 a 25/05 – Assembleias;

26/05 Reunião com Wilson Pinto sobre privatização das distribuidoras, às 10h; reunião sobre o PAE e CSC com Wilson Pinto e Alexandre Aniz, às 14h; e

20/06 Reunião em Brasília com a Eletrobras sobre periculosidade, in itinere, banco de horas e sobreaviso.


OFÍCIO DA FNU ENVIADO À ELETROBRAS


Brasília, 1 de maio de 201.

Ilmo. Sr. Alexandre Aniz

Diretor Jurídico e De Gestão Corporativa

Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – ELETROBRAS

C/c:

Maurício Joseph

Assessor de Relações Trabalhistas e Sindicais – DAT.

Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – ELETROBRAS

Ref.: Encaminhamentos da reunião com o Diretor Jurídico e de Gestão Corporativa da Eletrobras e Diretores das empresas do Sistema Eletrobras.

Prezado Senhor Alexandre Aniz,

Ratificando os entendimentos estabelecidos entre Vossa Senhoria, e os seguintes Diretores das empresas do Sistema Eletrobras, a seguir nominados, a saber: Astrogildo Quental (ELN), Joel (CHESF), Laércio (ELS), Júlio (Furnas), Monica (Eletronuclear), Adriano (G&T), Aracilba (Cepel), Hiroshi (Distribuidoras) e os representantes das entidades representativas das empresas, em especial do CNE.

O CNE através da FNU e demais entidades que o compõem, vem relacionar os pontos acordados na reunião ocorrida no Naoum Express, onde após os debates, a Eletrobras através de sua Diretoria Jurídica e de Gestão resolveu apresentar a seguinte proposta de consenso.

· Adiamento do descredenciamento do Adicional de Periculosidade;

· Adiamento da alteração das condições de realização do Sobreaviso;

· Adiamento da alteração das condições de realizações de Horas Extras (In Intinere);

· Adiamento da alteração das condições de realização do Banco de Horas.

Restou acertado com a Eletrobras, através de sua Diretoria Jurídica e de Gestão Corporativa que além da suspensão das medidas acima elencadas, serão criadas Comissões Paritárias.

Que as referidas comissões terão seus trabalhos iniciados em até 30 (trinta) dias, com prazo a ser contado a partir do dia 16 de maio de 2017, que devido ao feriado de Corpus Crist, será realizada no próximo dia 20 de junho de 2017.

Com relação aos demais pontos, PRIVATIZAÇÃO DAS DISTRIBUIDORAS, será discutido em próxima oportunidade a ocorrer no dia 26 de maio de 2017 com a presença do Senhor Wilson Pinto, às 10:00 hs. A reunião sobre o CSC, PLR e PAE, será realizada na mesma data, às 14:00 hs, com o Diretor Alexandre Aniz.

Ficou pendente de manifestação por parte da Eletrobras a data de pagamento da PLR 2016, bem como a discussão dos critérios de apuração das metas da empresa Amazonas G&T e Distribuidoras.

Sem mais para o momento, informamos que estamos no aguardo da manifestação de Vossa Senhoria sobre os pontos levantados e que a confirmação da reunião é condição sine qua non para definir os rumos do movimento na próxima semana.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF