Do ponto de vista partidário e governamental, os partidos da base de apoio ao Governo levaram vantagem. Foram eleitos três representantes do PMDB e três do PT, além de um do PSDB, um do DEM e um do PCdoB. Isto significa que a situação ficou com oito vagas e a oposição com duas

O DIAP acaba de concluir o resultado da pesquisa que faz anualmente entre os 100 “Cabeças” do Congresso para a eleição dos 10 parlamentares mais influentes. A consulta aos parlamentares aconteceu entre os dias 10 de agosto e 17 de setembro, tendo votado 64 congressistas, sendo 44 deputados e 20 senadores.

Votaram 64 “Cabeças” do Congresso, sendo 44 deputados e 20 senadores, que elegeram três senadores e sete deputados, conforme tabela no final do texto, em que constam também todos os parlamentares votados na pesquisa.

O aspecto institucional ou posto ocupado na estrutura do Congresso, a julgar pelo resultado, influenciou a opinião dos parlamentares. Foram eleitos dois líderes partidários (Arthur Virgilio e Henrique Alves), dois líderes do Governo (Cândido Vaccarezza e Romero Jucá), os presidentes da Câmara e do Senado (Michel Temer e Sarney) e um vice-presidente da Câmara (ACM Neto).

Os três eleitos que não ocupam cargos no Congresso são considerados especialistas, caso de Flávio Dino, e dos deputados Antônio Palocci e José Eduardo Cardozo, este dois últimos também integrantes da coordenação de campanha da candidata à Presidência da República pelo PT, ex-ministra Dilma Rousseff.

Do ponto de vista partidário e governamental, os partidos da base de apoio ao Governo levaram vantagem. Foram eleitos três representantes do PMDB e três do PT, além de um do PSDB, um do DEM e um do PCdoB. Isto significa que a situação ficou com oito vagas e a oposição com duas.

Regionalmente, a região sudeste elegeu quatro, todos de São Paulo. A região Nordeste empatou com a região Norte, que elegeram três cada.

Dos dez eleitos, três concorrem à reeleição para a Câmara (Cândido Vaccarezza, Henrique Eduardo Alves e ACM Neto), dois são candidatos à reeleição para o Senado (Arthur Virgilio e Romero Jucá), um é candidato a vice-presidente da República (Michel Temer), um tem mandato até 2015 (José Sarney), um é candidato a governador (Flávio Dino) e dois não disputam nenhum mandato (Antônio Palocci e José Eduardo Cardozo).

A ordem alfabética dos nomes foi utilizada como critério de desempate entre os “Cabeças” de 2010.

Veja abaixo os “Dez Mais”, com suas respectivas votações:

RESULTADO

Parlamentares

Voto

1º – Deputado Michel Temer (PMDB-SP) 35

2º – Deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP)
22

3º – Senador Arthur Virgilio (PSDB-AM)
21

4º – Senador José Sarney (PMDB-AP)
20

5º – Senador Romero Jucá (PMDB-RR)
19

6º – Deputado Flavio Dino (PCdoB-MA)
18

7º – Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
18

8º – Deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA)
17

9º – Deputado Antonio Palocci (PT-SP)
15

10º – Deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP)
15

(Fonte: Agência DIAP, 17.09.10)