Geração ficou suspensa por 28 dias em virtude da baixa nos níveis do Lago Paranoá

A Ceb Geração (DF) retomou, nesta segunda-feira, 20 de setembro, a geração de energia na Usina do Paranoá. As operações na usina ficaram suspensas por 28 dias, devido à baixa nos níveis do Lago Paranoá, e voltam em ritmo reduzido. Das três turbinas que estão funcionando, apenas uma voltará a gerar energia.

No último dia 23 de agosto, o nível do Lago Paranoá chegou a 999,71 metros em relação ao nível do mar, atingindo uma das menores cotas para o mês de agosto em comparação aos últimos 12 anos. Segundo o diretor da Ceb Geração, Hamilton Naves, o lago já atingiu o nível normal para o período da seca.

Naves garante que nenhuma região da cidade de Brasília teve o fornecimento de energia comprometido pela suspensão das operações na Usina de Paranoá. A usina é responsável por apenas 2% da energia consumida no Distrito Federal. Com a suspensão da geração, outras fontes de suprimentos de energia, como as linhas de transmissão e as usinas de Corumbá III e Corumbá IV, garantiram o abastecimento para a região.

(Fonte: Agência CanalEnergia)