Se a próxima Legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) irá protagonizar tantos escândalos quanto a anterior ainda não se sabe, mas uma coisa é clara: caras novas irão circular pelos seus corredores. A maior parte dos deputados eleitos ontem não pertence à última geração de parlamentares brasilienses. Em números, dos 24 distritais eleitos 14 não ocupavam a tribuna nos quatro anos anteriores.

Mas as novas caras da Legislatura não é composta necessariamente por novas figuras no cenário distrital. Entre os eleitos, os petistas Arlete Sampaio e Wasny de Roure são antigos personagens da política brasiliense. Pela direita, com “D” maiúsculo, a filha de Joaquim e Weslian Roriz, Liliane Roriz, conquistou uma das vagas na Casa do Povo. O novo distrital Agaciel Maia (PTC) teve o nome relacionado a suspeitas de irregularidades no Senado Federal, no ano passado.

Do ponto de vista partidário, o PT sorri de ponta a ponta. A sigla teve o melhor desempenho junto ao eleitorado, elegendo cinco distritais – um bloco que, futuramente, poderá ser decisivo para que a futura gestão do Palácio do Buriti possa levar em frente ou não seus projetos para o governo brasiliense. Mas a maré vermelha está à espera da decisão do segundo turno das eleições: seja para detonar tsunami ou gerar marolinhas políticas.

O eleitor-contribuinte-cidadão, contudo, poderá ver mudanças na composição da nova Câmara Legislativa. O candidato Benício Tavares (PMDB) conseguiu uma expressiva votação nas urnas, com 17.558 votos. Mas a validade de sua candidatura está sob análise da Justiça. Caso consiga a aprovação dos tribunais, deverá conquistar uma das vagas da tribuna popular e substituir a última candidata eleita pelo cálculo e votos diretos e proporcionalidade: Celina Leão (PMN), que tem fortes laços políticos com a família Roriz.

Falando de números, os três candidatos líderes em número de votos foram Chico Leite (PT), Eliana Pedrosa (DEM) e Arlete Sampaio (PT), com o total, respectivamente, de 36.806, 35.387 e 26.376 confirmações na urna.

Resultado para o Senado

Eleitos:
Cristovam Buarque (PDT): 844,4 mil votos
Rodrigo Rollemberg (PSB): 738,5 mil votos

Deputados federais

Reguffe (PDT) – 266,3 mil votos
Paulo Tadeu (PT) – 164,4 mil
Magela (PT) – 82,3 mil
Érika Kokay (PT) – 72,6 mil

Jaqueline Roriz (PMN) – 99,9 mil
Izalci (PR) – 97,8 mil
Ronaldo Fonseca (PR) – 67,8 mil

Pitiman (PMDB) – 51,4 mil

Deputados distritais eleitos

Chico Leite (PT)
Arlete Sampaio (PT)
Cabo Patrício (PT)
Chico Vigilante (PT)
Wasny (PT)

Liliane Roriz (PRTB)
Wellington (PSC)

Eliana Pedrosa (DEM)
Raad (DEM)

Benedito Domingos (PP)
Celina Leão (PMN)

Alírio (PPS)
Cláudio Abrantes (PPS)

Washington Mesquita (PSDB)
Raimundo Ribeiro (PSDB)

Cristiano Araújo (PTB)
Evandro Garla (PRB)

Olair Francisco (PTdoB)

Agaciel Maia (PTC)

Joe Valle (PSB)

Aylton Gomes (PR)

Prof. Israel Batista (PDT)

Rõney Nemer (PMDB)

Dr. Michel (PSL)

(Fonte: Francisco Dutra, Jornal de Brasília)