Com o fim do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida (terça-feira, 12), a corrida à Presidência volta a ficar agitada.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), três institutos – Ibope, Vox Populi e Sensus – já podem divulgar, nesta quarta-feira (12), suas pesquisas sobre o segundo turno da eleição entre Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, e o tucano José Serra.

Os levantamentos foram registrados, na última sexta-feira (8), e a lei pede intervalo de cinco dias entre registro e divulgação dos resultados. É por essa razão que o Datafolha estará liberado para divulgar sua pesquisa apenas na sexta-feira (15), quando deve terminar as entrevistas.

Com isso, a semana terá mais quatro pesquisas sobre a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Já no domingo (17), em parceria com o jornal Folha de S.Paulo, a Rede TV! promove, às 21h10, o segundo debate presidencial do segundo turno.

Dilma e Serra confirmaram presença no encontro – que será mediado pelo jornalista Kennedy Alencar, repórter especial da Folha e apresentador do programa É Notícia, da Rede TV!.

O debate – que deve ter cinco blocos – acontece nos estúdios da sede da emissora, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. As regras serão definidas com as campanhas durante a semana.

Para internautas que desejam acompanhar o evento no Twitter, a “hashtag” (símbolo do jogo da velha que indica um assunto) que será usada é #folharedetv.

Sabatinas do Roda Viva, na TV Cultura de São Paulo, com os dois candidatos, também chegaram a ser anunciadas. Mas Serra cancelou sua gravação, marcada para a noite de segunda-feira (11). Segundo sua assessoria, o tucano aguarda confirmação de Dilma, que tem conflito de agenda no dia 18, sorteado para ser o da entrevista da candidata.

Mais debates
Até o final da campanha eleitoral, que antecede a votação do segundo turno – 31 de outubro – haverá outros três debates promovidos por emissoras de televisão.

O SBT, que não realizou debate com os presidenciáveis no primeiro turno, vai promover encontro entre Dilma e Serra no dia 22 (sexta-feira). O da Record vai ser no dia 24 (domingo). E fechando o processo, a Globo promoverá último encontro entre os candidatos na antevéspera da votação – dia 29 (sexta-feira).

(Fonte: Agência DIAP com agências)