ELNNos dias 11, 12 e 13 de março, na sede da Federação Nacional dos Urbanitários – FNU, no Rio de Janeiro, o Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, formado por representantes de todas as Intersindicais do setor, entre elas o Sindinorte, realizou o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial do Setor Elétrico Federal – 2009.

Como se sabe, o primeiro passo para a campanha salarial de data-base, que tem a instância nacional (para todo o Grupo Eletrobrás) e a instância específica (por empresas do grupo – Eletronorte e demais empresas co-irmãs), foi a pesquisa nacional, cujo teor, por questões estratégicas, não pode ser divulgado ainda. Trabalhadores de todo o setor elétrico do Brasil participaram de uma ampla consulta com o objetivo de levantar o perfil dos eletricitários e subsidiar a elaboração da pauta nacional de reivindicações da categoria, bem como definir ações de luta no processo de negociação.  Pauta EspecíficaComo segundo passo, os companheiros, trabalhadores da Eletronorte, sabem que já é tradição da nossa campanha específica a coleta de sugestões da categoria com a pesquisa de levantamento da pauta específica de reivindicações. Esse levantamento é feito por todos os 10 sindicatos do Sindinorte. Para participar da pesquisa de levantamento da Pauta Específica, você deve acessar a página do STIU-DF www.stiudf.org.br, clicar no ícone “Pesquisa Específica de Data-base”, e redigir sua sugestão de cláusula nova. Você também pode consultar o Acordo Coletivo de Trabalho 2008/2009, copiar parte de uma cláusula existente e colar no campo apropriado, dando uma nova redação a ela. Neste caso, é importante que você escreva em LETRAS MAIÚSCULAS A PARTE DA CLÁUSULA QUE SERIA ALTERADA, deixando com letras minúsculas a parte que deve permanecer intacta. Mas, atenção: sua sugestão deverá vir acompanhada de uma bem elaborada e plausível JUSTIFICATIVA!Faça a sua parte! Sua sugestão é muito importante para que a nossa pauta específica represente de fato o anseio dos trabalhadores da Eletronorte e fundamental para que nossa campanha de data-base comece forte e participativa.O prazo para você enviar sua sugestão é até o dia 27 de março!

 

Curva Tamborello e as distorções salariais

Relembramos à Eletronorte que está se esgotando o prazo que ela mesma estipulou para apresentar sua proposta de negociação da Curva Tamborello, que é 30 de março – se a empresa não tiver nenhuma proposta séria de negociação e estiver pondo em prática mais uma ação protelatória, não restará alternativa aos trabalhadores além da execução provisória da ação judicial. 

A data de 30 de março também foi o prazo que a empresa pediu para apresentar uma proposta de correção das distorções salariais que ainda persistem na empresa. Entretanto, lembramos à empresa que ela, neste período, conforme negociação de sua diretoria com o Sindicato, deveria apresentar e discutir com os trabalhadores os critérios para esta correção das distorções salariais. Temos apenas uma semana!