Programação destaca potencialidades do aproveitamento energético do metano de aterros sanitários

A Associação Brasileira de Agências de Regulação promoverá, de 8 a 10 de novembro, em Brasília (DF), um evento para debater regulação e gestão de resíduos sólidos. O debate internacional será apoiado pela National Association of Regulatory Utility Comissioners, dos Estados Unidos, e focará na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O debate vai examinar os aspectos mais relevantes da experiência brasileira no setor.

A programação envolve a apresentação de tendências atuais de manejo de resíduos sólidos domiciliares, e destacará as potencialidades do aproveitamento energético do metano de aterros sanitários. Esta medida, em particular, tem sido considerada uma alternativa ambiental e economicamente adequada. A visão será também analisada no âmbito da política energética nacional, e do quadro atual de incentivos regulatórios para energias renováveis. A partir disto, será traçado um panorama das perspectivas brasileiras.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abrirá o evento em um debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a presença do presidente da Abar, José Luiz Lins dos Santos, e de representante do conselho científico da Embaixada dos Estados Unidos. A sessão sobre regulação dos serviços de manejo de resíduos sólidos e do aproveitamento energético nos Estados Unidos será conduzida pelo diretor da Kentucky Public Service Comission, John Rogness.

Avaliando a questão no Brasil, a consultora do MMA Cintia Phlippi Salles falará sobre potencialidades do aproveitamento energético do metano de aterros sanitários. Os incentivos regulatórios para essa medida serão apresentados por Rui Guilherme Altieri Silva, superintendente de Regulação de Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica. Para mais informações sobre o evento, acesse www.abar.org.br.

(Agênc ia CanalEnergia)